Uma
revista eletrônica sobre história da ciência
Já
está no ar a Circumscribere (International Journal for
the History of Science) a primeira revista eletrônica brasileira
especializada em história da ciência. Editada pelo
Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência
da PUC/SP, a revista tem acesso livre e seu objetivo é
contribuir para a divulgação de pesquisas originais
e específicas nesse área realizadas no Brasil ou
no exterior.
Segundo
Sílvia Waisse Priven, uma das editoras da publicação,
a Circumcribere complementa a Biblioteca Virtual do Setor de Documentação
Multimídia criada em 1999 e que já reúne
cerca de 22 mil títulos, entre obras originais e manuscritos
significativos, da história da ciência.
A
opção pela internet, para ela, deveu-se à
própria especificidade da história da ciência:
A singularidade do tema pedia que não limitássemos
o tamanho dos artigos, o que não seria possível
numa edição impressa." Além disso, explica
ela, a maior parte das pesquisas na área é hoje
feita pela internet.
A
política editorial da nova revista eletrônica está
explícita no seu site:
"Circumscribere
é um periódico aberto a contribuições
variadas em História da Ciência com o objetivo de
divulgar pesquisas originais, específicas da área,
realizadas tanto no Brasil quanto no exterior. As contribuições
podem ser apresentadas em português, espanhol, inglês
e francês, preferencialmente, em dois ou mais destes idiomas.
Devido
à singularidade da História da Ciência, não
se aplicarão às contribuições limites
de espaço a priori.
Todas
as contribuições recebidas, que estejam de acordo
com a política editorial da revista, serão encaminhadas
ao Conselho de Consultores para consideração de
seu mérito. Para tanto, serão indicados revisores
de conhecida competência no que diz respeito ao tema abordado,
deixando claro que o anonimato será garantido em todo o
processo de avaliação.
Os
trabalhos aceitos serão publicados de acordo com a composição
que os Editores decidirem para cada número particular.
Os trabalhos recusados serão devolvidos aos autores."
O
endereço da revista, que está abrigada na Incubadora
de Conteúdos Digitais da Fapesp, é: http://circumscribere.incubadora.fapesp.br/portal.
Vida
eterna à Circumcribere, uma fonte indispensável
para todos nós.
As
novidades da Agência Gestão C &T de Notícias
(ABIPTI) para 2007
Criada em 2006, com o objetivo de potencializar os produtos tradicionais
da Associação Brasileira das Instituições
de Pesquisa Tecnológica (ABIPTI), a Agência Gestão
C & T de Notícias está planejando dar mais um
grande passo este ano, com a criação de um Conselho
Consultivo, a edição de um Manual de Redação
e a produção de materiais customizados (publicações
ou documentos por exemplo) demandados por clientes ou associados.
Em 2006, a equipe da Agência produziu e publicou mais de
2.200 matérias, distribuídas em 114 edições
(considerando-se o período de janeiro a 8 de dezembro)
e realizou algumas ações especiais, como o lançamento
da edição comemorativa dos 5 anos do Gestão
C & T e a produção de matérias para o
tablóide da Semana Nacional de C & T publicado pelo
MCT em parceria com a SBPC. Algumas seções novas
foram incorporadas ao Gestão C & T on line e incrementou-se,
no Informe ABIPTI, a divulgação de realizações
e fatos dos associados.
O site da ABIPTI é uma fonte importante
de informações para pesquisadores, profissionais
em geral e particularmente para jornalistas que atuam em ciência
e tecnologia. Ela tem editado livros e documentos que são
referência na área, inclusive a obra de Bernardo
Esteves - Domingo é dia de ciência. Vale a pena dar
uma navegada por ela e conhecer o trabalho competente que os colegas
da ABIPTI andam realizando.
Em
São Paulo, faltam professores de ciências. Dá
para acreditar?
O
dado é estarrecedor: segundo pesquisa feita pelo Sindicato
dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo (Apeoesp),
70,7% das escolas estaduais ficaram sem professores na sala de
aula em 2006. As disciplinas de Matemática , Química
e Física figuram entre as 6 primeiras neste ranking de
exclusão educacional, sinalizando para uma situação
que vem se agravando há anos e que, certamente, levará
a educação brasileira ao caos nos próximos
anos.
Os
prejuízos decorrentes desta realidade são evidentes:
a maioria dos alunos matriculados em escolas paulistas está
concluindo o ensino médio sem ter tido acesso a conteúdos
fundamentais para sua formação.
Os
motivos alegados para essa lacuna educacional são a falta
de especialistas para assumir as disciplinas específicas
e o afastamento de professores por problemas de saúde.
Em
tempo de PAC - Programa de Aceleração do Crescimento,
soa contraditória esta realidade dramática, sobretudo
se levarmos em conta de que estamos nos referindo a estatísticas
do Estado mais rico da Federação.
Um
país que não investe em educação certamente
não está pronto para crescer, a não ser que
o crescimento pretendido seja apenas aquele que favorece os grandes
grupos empresariais. País que não faz a lição
de casa não pode ter a pretensão de participar do
grupo seleto de nações desenvolvidas.
Para
os jornalistas científicos, a tristeza da constatação:
o analfabetismo científico só tende a aumentar e,
portanto, os desafios de divulgar ciência e tecnologia serão
cada vez maiores.
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