Volume 3
Número 4

20 de julho de 2006
 
 * Edição atual    


   O preconceito contra a divulgação científica

          Governos, pesquisadores, educadores etc reconhecem , pelo menos em discurso, que a divulgação científica - e o jornalismo científico em particular - desempenham papel fundamental no processo de democratização do conhecimento.
Estas duas atividades têm como objetivo reduzir o analfabetismo científico e permitir, com isso, que um número maior de cidadãos brasileiros participe ativamente do processo de tomada de decisões e consiga entender o que está acontecendo à sua volta, com impacto dramático no universo do trabalho, do lazer, na sua própria vida afinal.
         Esta constatação não tem sido acompanhada, no entanto, de medidas
práticas para estimular a circulação de informações de ciência e tecnologia
junto ao chamado público leigo, seja através dos meios de comunicação,
seja pela edição de livros didáticos, patrocínio de publicações
especializadas (fascículos e guias ) ou produção de recursos
multimídia (CDs, DVDs), sites etc.
         Muito pelo contrário: assiste-se, com a cumplicidade de
boa parte de professores, pesquisadores...