O preconceito contra a divulgação
científica
Governos,
pesquisadores, educadores etc reconhecem , pelo menos
em discurso, que a divulgação científica
- e o jornalismo científico em particular - desempenham
papel fundamental no processo de democratização
do conhecimento.
Estas duas atividades têm como objetivo reduzir
o analfabetismo científico e permitir, com isso,
que um número maior de cidadãos brasileiros
participe ativamente do processo de tomada de decisões
e consiga entender o que está acontecendo à
sua volta, com impacto dramático no universo do
trabalho, do lazer, na sua própria vida afinal.
Esta
constatação não tem sido acompanhada,
no entanto, de medidas
práticas para estimular a circulação
de informações de ciência e tecnologia
junto ao chamado público leigo, seja através
dos meios de comunicação,
seja pela edição de livros didáticos,
patrocínio de publicações
especializadas (fascículos e guias ) ou produção
de recursos
multimídia (CDs, DVDs), sites etc.
Muito
pelo contrário: assiste-se, com a cumplicidade
de
boa parte de professores, pesquisadores...
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