Ceticismo
Ciência e Religião
Ciência & Sociedade
Cientistas brasileiros
Comunicação da Ciência
Divulgação Cientifica
Ética na Ciência
Ficção Científica
História de C & T
Jornalismo Ambiental
Jornalismo Científico
Jornalismo Econômico
Jornalismo em Agribusiness
Jornalismo em Saúde
Pseudociência
Política de C & T
Relação entre jornalistas e cientistas
Tecnologia da Informação
Temas relevantes em C & T
Política Científica e Tecnológica

Artigos completos em outros sites
 
:: A importância de uma maior interacção entre os cientistas. A experiência da RICP
     A. Abrunhosa e outros. Os autores defendem uma maior interação entre os cientistas portugueses e também um esforço adequado de divulgação para tornar acessível aos públicos interessados os trabalhos realizados pelos pesquisadores integrantes da Rede de Interacção de Cientistas Portugueses (RICP).
(http://www.mct.pt/ForumCT/contrib/contrib74.htm)
 
:: A transferência de informação, o desenvolvimento tecnológico e a produção de conhecimento
     A.A.A. Barreto. Documento de 1.993 que investiga a relação entre tecnologia, conhecimento e informação.
(http://www.alternex.com.br/~aldoibct/infor/informa.html)
 
:: Ciência e Tecnologia para a construção da sociedade da informação
     Ministério da Ciência e Tecnologia (Brasil). Importante documento (1.977) que destaca a importância da Internet, visando à consolidação da Sociedade da Informação em nosso país.
(http://www.mct.gov.br/publi/socinfo.htm)
 
:: Desenvolvendo indicadores estratégicos em ciência e tecnologia: as principais questões
     Edson Kenji Kondo
Trabalho publicado na revista Ciência da Informação (vol. 27, nº 2, 1.998). O autor defende a definição de indicadores específicos para os países menos desenvolvidos, entre os quais o Brasil, descartando, pela inadequação, os utilizados pela OCDE. Na prática, postula, na definição destes indicadores, uma aproximação maior entre o bem-estar social e a eficiência econômica.
(http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651998000200004)
 
:: Princípios e ações para uma política tecnológica
     Armando Antonio Maria Laganá, presidente da Sociedade Brasileira de Microeletrônica. O autor destaca o vínculo necessário entre as políticas tecnológica e industrial, defendendo a tese de que o desenvolvimento tem íntima relação com a transferência de tecnologia da universidade para o setor produtivo.
Artigo publicado na revista Tecnologia Hoje.
(http://www.techoje.com.br/te9504-1.htm)
 
:: Socialização da ciência e da tecnologia
     Mauro Lobo Martins Júnior. O autor, a partir da análise do sitema de ciência e tecnologia de Minas Gerais, postula a integração entre os setores público e privado, bem como entre a comunidade científica e acadêmica. Apoiado no conceito de cidadania, defende a construção destas parcerias para a definição de um processo que leve à socialização da ciência e da tecnologia no Brasil.
(http://www.techoje.com.br/hpte811.htm)
 
:: Ciência, Tecnologia e interesse público: a efetividade da pesquisa científica no Brasil
     Simon Schwartzmann
Trabalho recente , produzido em 2.000, do sociólogo e ex-presidente do IBGE em que examina e discute a relação entre ciência e interesse público, com vistas à elaboração da política científica e tecnógica brasileira.
(http://www.10minutos.com.br/simon/c_eficaz.htm)
 
:: Aprendizes de cientistas: quem são e como avaliam o seu aprendizado
     Marília Costa Morosini. Artigo publicado no IC on-line (vol.1, nº3, dezembro 1.966). A autoria defende a continuidade do Programa de Iniciação Científica e faz um amplo estudo da Política Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico brasileiro, concentrando-se em questões básicas como a formação do cientista, a pesquisa científica e a produção de conhecimento.
(http://orion.ufrgs.br/revista/n3v1/marilia.htm)
 
:: A crise da ciência no Brasil
     Ronaldo Rogério de Freitas Mourão. O autor, importante pesquisador brasileiro, analisa, em seu artigo, os aspectos conjunturais e estruturais da crise da ciência em nosso país e reconhece a necessidade de um programa permanente de ciência e tecnologia, respaldado em recursos adequados e contínuos que permitam a manutenção dos grupos de pesquisa em atuação no Brasil.
(http://www.geocities.com/Capitol/Hill/Congress/1166/crise.html)
 
:: Ciência e tecnologia, a melhor âncora cambial
     Ronaldo Rogério de Freitas Mourão. O autor destaca a importância da valorização do conhecimento científico e tecnológico e sua incorporação à atividade econômica.
(http://www.geocities.com/Capitol/Hill/Congress/1166/ancora.html)
 
:: Aprendiz de feiticeiro: o aprendizado do fazer científico
     Carlos Alexandre Netto, professor do Departamento de Bioquímica da UFGRS- Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Artigo publicado no IC on-line (vol 1, nº 2, novembro de 1.996). O trabalho analisa a imagem do cientista a partir do imaginário do público leigo e examina o processo de formação do futuro cientista, abrangendo aspectos relevantes como a produção e a disseminação do conhecimento científico.
(http://orion.ufrgs.br/revista/n2v1/aprendiz.htm)
 
:: Critérios editoriais de avaliação científica: notas para discussão
     Charles Pessanha, professor de Ciência Política na UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalho publicado na revista Ciência da Informação (vol. 27, nº 2, 1.998). O autor analisa o sistema de avaliação da produção científica e discute temas como a ética da ciência, referindo-se especificamente à questâo nas publicações científicas.
(http://ibict.br/cionline/
 
:: Política de ciência e tecnologia
     Aluisio Pimenta. Artigo publicado na revista Tecnologia Hoje. O autor destaca a necessidade de um investimento adequado e contínuo em ciência e tecnologia e a parceria entre os setores público e privado.
(http://www.techoje.com.br/ed9506-1.htm)
 
:: Educação e inovação tecnológica: um olhar sobre as políticas públicas brasileiras
     Nelson Pretto, professor da Faculdade de Educação da UFBA - Universidade Federal da Bahia e doutor em Comunicação Social pela USP. O professor debate o impacto ocorrido nos sistemas de comunicação em função das novas tecnologias e analisa, a partir do discurso governamental, a incorporação destas novas tecnologias ao ambiente educacional brasileiro.
(http://www.ufba.br/pretto/~textos/rbe11.htm)
 
:: Science and Technology in Brazil: a New Policy for a Global World
     Simon Schwartzman e outros. Cópia integral do livro editado por Simon Schwartzman, em 1.995, com a colaboração de diversos autores, originalmente um estudo de política de ciência e tecnologia da Escola de Administração de Empresas da FGV. Analisa o papel da ciência e tecnologia nas transformações em curso na sociedade moderna. Trata-se do primeiro volume de uma série de 3 trabalhos. O segundo volume também está referenciado logo abaixo.
(http://www.10minutos.com.br/simon/scipol/summ1.htm)
 
:: Ciência e tecnologia no Brasil. Política Industrial, Mercado de Trabalho e Instituições de Apoio
     Simon Schwartzman e outros. Trata-se da versão integral de um livro organizado por Simon Schwartzman , um dos mais importantes pesquisadores brasileiros na área de história e política de C & T, inicialmente um estudo de política em C & T da Escola de Administração de Empresas da FGV e que reuniu vários autores. Em geral, o trabalho, publicado em 1.995, discute a importância estratégica da ciência e tecnologia para o desenvolvimento nacional. Trata-se do segundo volume de um conjunto de 3 trabalhos organizados por Simon Schwartzman, o primeiro dos quais referenciado logo acima.
(http://www.10minutos.com.br/simon/scipol/summ2.htm)
 
:: Ciência e Tecnologia e os desafios brasileiros
     José Israel Vargas. Artigo do ministro de Ciência e Tecnologia e que analisa a contribuição da política nacional de Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento nacional. O texto se refere também à questão da popularização da ciência.
(http://www.radiobras.gov.br/abrn/c&t/artigos/1997/artigo_311097.htm)
 
:: Descaminhos da Ciência e Tecnologia
     José Leite Lopes, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e Joaquim de Carvalho, membro do Conselho Consultivo do Instituto de Estudos Estratégicos do Setor Elétrico. Os autores tecem, no artigo, críticas contundentes à ação governamental na área de ciência e tecnologia, condenando o Projeto Sivam, a privatização das empresas de telecomunicações e a subserviência dos governantes às imposições de organismos internacionais.
(http://www.radiobras.gov.br/abrn/c&t/artigos/2000/artigo_131000.htm)
 
:: Inovação tecnológica e o papel do Governo
     Documento da CNI - Confederação Nacional da Indústria, que tem como objetivo " identificar as principais áreas de atuação nas quais o governo de um país pode atuar com o intuito de promover o progresso tecnológico do país e, em última instância, o crescimento do produto per capita e do padrão de vida da sociedade. Reconhecendo que as empresas privadas são as principais forças inovadoras de um país, este estudo defende que o principal papel do governo é o de prover os incentivos corretos ao desenvolvimento e à difusão de idéias por parte do setor privado."
(http://www.cni.org.br/produtos/publ/texto-disc.htm)
 
:: Ciência e Tecnologia no Brasil: a capacitação brasileira para a pesquisa científica e tecnológica
     Simon Schwartzmann e outros. Texto integral do livro publicado pela Fundação Getúlio Vargas, em 1.996, editado pelo autor, com a contribuição de inúmeros outros pesquisadores, e que faz uma análise da capacitação brasileira em inúmeras áreas, como a biotecnologia, a pesquisa agropecuária, a computação, a saúde, a inteligência artificial, entre outras.
(http://www.10minutos.com.br/simon/scipol/summ3.htm)
 
:: Ciência e Tecnologia no Brasil: Política Industrial, mercado de trabalho e instituições de apoio
     Simon Schwartzmann e outros. Texto completo do livro publicado em 1.995, pela Fundação Getúlio Vargas, que analisa questões como a política científica, a gestão de ciência e tecnologia, a capacitação científica, os recursos humanos em ciência e tecnologia, voltadas para a realidade brasileira.
(http://www.10minutos.com.br/simon/scipol/summ2.htm)
 
:: Ciência, Universidade e Ideologia: a Política do Conhecimento
     Simon Schwartzmann. Versão integral de livro publicado pela Zahar Editores, em 1.980, onde o autor trabalha a questão da relação entre ciência e ideologia, discutindo aspectos como o mito da ciência, a política científica e a crise da universidade.
(http://www.10minutos.com.br/simon/zahar.htm)
 
:: A politica industrial em uma perspectiva de longo prazo
     Robson R. Gonçalves. Texto publicado em 1.998 pelo IPEA e que discute a política industrial brasileira, a partir de uma perspectiva de longo prazo, propondo um modelo que contemple " a melhora das condições gerais de competitividade, com a redução do tempo de aprendizado necessário ao incremento qualitativo da produção industrial do país e a criação de um autêntico sistema nacional de inovação. O resultado potencial seria a constituição de um "processo de substituição de exportações", o qual poderia contribuir para o equilíbrio do balanço de pagamentos do país."
(http://www.ipea.gov.br/pub/td/tda1998b.html)
 
:: Importação de tecnologia, acesso às inovações e desenvolvimento regional: o quadro recente no Brasil
     Adriana Pacheco Aurea e Antonio Carlos F. Galvão. Texto publicado pelo IPEA, em 1.998, que analise a relação entre o setor produtivo nacional e a tecnologia externa, concluindo que a crescente importação de tecnologia, verificada nos últimos anos, não contribuído, efetivamente, para o nosso desenvolvimento.
(http://www.ipea.gov.br/pub/td/tda1998b.html)
 
:: Indicadores de C & T
     Material relevante, disponível no site do MCT, e que se constitui numa base ampla de informações quantitativas sobre C & T (recursos aplicados na área, patentes, produção científica, balanço tecnológico etc).
(http://www.mct.gov.br/estat/ascavpp/menu7page.htm)
 
:: Livro Verde da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
     Importante documento, elaborado a partir da contribuição de cerca de 400 pessoas, utilizado como referência no debate ocorrido em Brasília, em setembro de 2.001. Disponível para download no site do MCT - Ministério de Ciência e Tecnologia.
(http://www.mct.gov.br/Livro_Verde/Default3.htm)
 
 
 
Webdesign e hospedagem por @ms public
 
Home Voltar Artigos