Graduação

      Apenas algumas universidades brasileiras oferecem em seus cursos de graduação em Jornalismo a disciplina Jornalismo Científico, ainda que muitas delas incluam conteúdos desta área na disciplina Jornalismo Especializado. Mesmo assim, alunos de Jornalismo têm se interessado em produzir trabalhos de conclusão de curso (TCCs) abordando a divulgação científica e, em particular, o Jornalismo Científico. Em nosso site, estão disponíveis pelo menos dois destes trabalhos, produzidos por Fabiane Cavalcanti e Endil Tamara.
      A ECA - Escola de Comunicações e Artes da USP é, certamente, pioneira na oferta da disciplina de Jornalismo Científico, disponibilizada como optativa para alunos de Jornalismo e de outras unidades da USP, sempre com um bom afluxo de interessados. Mais ainda: tem duas outras disciplinas optativas, com conteúdos associados ao Jornalismo Científico, também acessível aos alunos de Jornalismo e aos de outras unidades desta Universidade: Jornalismo em Agribusiness e Meio Ambiente e Jornalismo em Saúde: a experiência brasileira. Todas estas disciplinas são ministradas pelo prof. dr. Wilson da Costa Bueno, jornalista, doutor em Jornalismo (Jornalismo Científico) pela USP, com dezenas de dissertações e teses orientadas nestas áreas.
      Os programas e bibliografias básicas destas disciplinas podem ser conferidos clicando-se, abaixo, as palavras respectivas:

- Jornalismo Científico - Programa ECA/USP
- Jornalismo Científico - Bibliografia ECA/USP

- Jornalismo em Agrobusiness e Meio Ambiente - Programa ECA/USP
- Jornalismo em Agrobusiness e Meio Ambiente - Bibliografia ECA/USP

- Jornalismo em Saúde - Programa ECA/USP
- Jornalismo em Saúde - Bibliografia ECA/USP

Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado)

      Alguns programas de Pós-Graduação incluem linhas de pesquisa específicas em Jornalismo Científico ou Comunicação Científica ou têm abertura para a realização de projetos de mestrado ou doutorado nestas áreas (muitas vezes, com focos específicos em Comunicação/Jornalismo Ambiental ou Comunicação para a Saúde, por exemplo).
      A ECA/USP também é pioneira nesta área, tendo sido o berço dos primeiros mestrados e doutorados em Jornalismo Científico no País. Ainda mantém uma linha de pesquisa em Jornalismo Científico. embora o professor por ela responsável - Wilson da Costa Bueno - esteja licenciado do Programa de Pós-graduação. Tem abrigado dissertações e teses na área, especialmente sob a orientação dos professores doutores Jair Borin e Bernando Kucinski, ambos do Departamento de Jornalismo e Editoração.
      A UMESP - Universidade Metodista de São Paulo mantêm, de longa data, uma área de pesquisa em Comunicação Científica e Tecnológica, hoje sob a responsabilidade dos professores doutores Isaac Epstein, Graça Caldas e Elizabeth Gonçalves. Com certeza, é, no Brasil, a referência maior em termos de projetos concluídos (dissertações e teses) nesta área, incluindo os voltados para o Jornalismo/Comunicação Ambiental e Jornalismo/Comunicação para a Saúde. A Cátedra da UNESCO nela localizada é responsável pela Conferência Brasileira de Comunicação para a Saúde/ComSaúde, realizada desde 1998.
      Professores, de outras instituições de ensino, têm orientado trabalhos de pós-graduação nesta área, ainda que o Programa não exiba explicitamente essa linha de pesquisa.

Pós-Graduação (Especialização)

      Algumas universidades e Institutos têm oferecido cursos de Jornalismo Científico, nível de especialização, destacando-se, sobretudo, a Unicamp, com o curso de especialização em Jornalismo Científico do Labjor, e o Núcleo José Reis, da ECA/USP. Outras experiências interessantes são o curso de Divulgação Científica à distância, sob a tutela da jornalista e doutora em Comunicação Cláudia Jurberg, da Fiocruz (ver case nesse site) e os cursos realizados pela Cásper Líbero, todos eles sempre com bastante aceitação e respeitabilidade.
      O curso do Labjor, por exemplo, dispõe de um Núcleo de Jornalismo Científico, responsável recentemente pela edição do livro Produção e Circulação do Conhecimento (Campinas, Pontes Editores, 2001) e pela excelente revista eletrônica ComCiência.
      O Núcleo José Reis edita uma série de newsletters eletrônicas e também já contribuiu com inúmeras publicações sobre o tema, representando um pólo importante de formação e pesquisa na área do Jornalismo Científico e da Divulgação Científica.

Observação importante: Colegas de outras universidades e institutos, que promovem, regularmente, cursos na área (Jornalismo Científico, Jornalismo em Agribusiness, Jornalismo Ambiental, Jornalismo em Saúde etc) e que queiram disponibilizar, no site, informações sobre estes cursos, favor encaminhá-las. Teremos todo o prazer em torná-las acessíveis aos internautas.

 
 
Webdesign e hospedagem por @ms public
 
Home