Tiras Atuais
Tiras Anteriores
Apresentação

      Zé JC, o repórter da ciência é uma tira sobre ciência, divulgação científica e assuntos correlatos (Política de C & T, comportamento da mídia etc), que tem como objetivo tratar, humoristica, mas sobretudo criticamente, o universo da C & T, em particular em sua perspectiva brasileira.
      Ele nasceu em (novembro de 2.001) e tem, de imediato, dois personagens básicos: Zé JC, o repórter da ciência e PHDécio, um cientista brasileiro. Cada um deles tem um perfil específico, que descrevemos abaixo:
      Zé JC é um jornalista comprometido com a divulgação da ciência. Como ele não se conforma com o estereótipo do jornalista científico como mero decodificador da fala do cientista, fala muito, comenta tudo e, segundo seus amigos (ou detratores) costuma "apelar" algumas vezes, não tem "papas" na língua e, mantendo o espírito estereotipado (não será verdadeiro?) da categoria que representa, é tido como um pouco arrogante e com tendência a ser o dono da verdade. Talvez pudesse " se mancar " às vezes, especialmente quando resolve "apimentar" os seus comentários, mas, você internauta bem deve saber, não é muito fácil fazer jornalista "fechar a boca" e "maneirar a fala".

      PHDécio é um cientista brasileiro. Está preocupado com as condições de seu trabalho (convenhamos, as coisas não estão fáceis para ele, neste momento), mas é um apólogo do progresso científico. Zé JC o respeita (ele é sua fonte principal"), mas, de maneira reservada, admite que ele é um pouco ingênuo e que não consegue (ou não quer) ver além do fato científico. A gente não vai entrar aqui nessa briga porque somos amigos dos dois. Você, internauta, é quem pode decidir de que lado vai ficar. Sé é que só existem estes dois lados.
      Ah, eu ia esquecendo: o Zé JC, o repórter da ciência é uma invenção (criação é para coisas mais sérias, não acha?) do jornalista Wilson da Costa Bueno, que responde pelos textos, pela maioria das falas , pelas situações.
      Mas a tira propriamente dita é uma ilustração e ela tem estado entregue a profissionais da área. Na verdade, ela acaba de ganhar um novo criador, o cartunista e caricaturista Francisco Soza, que imprimiu cor ao desenho e uma nova dinâmica. O Zé JC e o PHDécio ganharam vida nova e estão mais falantes do que nunca. Originalmente, a tira era feita por Christianne Bueno, que acalentou “esse filho” por alguns anos, até decidir em 2006 cuidar de “moleques reais”, depois de ganhar o Gabriel, que também é neto do inventor do Zé JC.

Quem é Francisco Soza?

      Nascido em Salvador-BA em 1979 e atualmente vivendo em Fortaleza-CE, Francisco Soza desenha desde a infância e trabalha como ilustrador profissional desde 1997.
      Formado em artes plásticas pela Universidade Federal da Bahia em 2005, teve suas caricaturas e cartuns selecionados três vezes para o Salão Universitário Latino Americano de Humor de Piracicaba (2001,2003 e 2004), Salão Unacon de Brasília (2001), Salão Internacional de Piracicaba (2005), Sttutgart Award - Alemanha (2006) e recentemente para o Salão Internacional Humor de Paraguaçu Paulista (2006). Também foi um dos selecionados na Bienal Internacional do Recôncavo em 2004, na categoria fotografia.
      Realizou e participou de exposições individuais e coletivas: Lápis, Pincel... Sensações (1999), Coletiva EBA (1999), Panis Et Cincersis (1999-2000), Âmago (2001), Beatles in Bahia (2002), 125 anos da EBA (2002), Visões (2003), Desdobramentos 9 (2004) além de uma amostra no John Lennon Day em Liverpool, Inglaterra (2002).
      Também já teve seus trabalhos publicados e divulgados nas revistas Showbizz, Trip, Veja e nos programas Esporte Espetacular (Globo), A Noite é Uma Criança (Band) e dentre os principais clientes estão: Barradão On Line (BA), ecbahia.com.br (BA), Elizeu Godoy Sport Web Center (BA), Dep. Confúcio Moura (DF), Idecar (SP), Comtexto (SP), Sportmania (RJ) e EXPM (RJ).
      Você pode conferir alguns dos trabalhos do Francisco Soza em seu blog de caricaturas. O endereço é http://sozacaricaturas.blogspot.com. Pode também ver seu portfólio virtual em: http://br.geocities.com/sozartes.
      Esta nova parceria – Wilson Bueno e Francisco Soza – promete bastante e, com certeza, muita gente (pessoas e organizações) ficará incomodada com as tiras do Zé JC, porque, desbocado, ele não perdoa ninguém.
      Bom, se você não conhece ainda o Zé JC e o PHDécio, é só clicar no alto do menu à esquerda para vê-los (Tiras Atuais e Tiras Anteriores). As tiras com cor já são da nova safra, com a participação do Francisco Soza, e as em preto e branco reportam à fase inicial. Espero que goste dos nossos personagens. Eles são muito importantes para nós.

 
 
Webdesign e hospedagem por @ms public
 
Home