Ceticismo
Ciência e Religião
Ciência & Sociedade
Cientistas brasileiros
Comunicação da Ciência
Divulgação Cientifica
Ética na Ciência
Ficção Científica
História de C & T
Jornalismo Ambiental
Jornalismo Científico
Jornalismo Econômico
Jornalismo em Agribusiness
Jornalismo em Saúde
Pseudociência
Política de C & T
Relação entre jornalistas e cientistas
Tecnologia da Informação
Temas relevantes em C & T
Jornalismo Ambiental

:: Jornalistas e Cientistas: uma relação de parceria
     Graça Caldas, Jornalista, professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UMESP, pesquisadora-associada do Labjor-Unicamp, Coordenadora do Curso de Jornalismo e Diretora da Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas da UMESP e Diretora Acadêmica da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC)
 
:: A importância da mídia na conscientização ambiental
     Eliana de Souza Lima, jornalista formada pela PUC Campinas em 1989 e especialista em Jornalismo Científico pela Unicamp em 2000. Desde 1991, exerce a função de assessora de imprensa da Embrapa Meio Ambiente em Jaguariúna, SP e atualmente é Diretora de Eventos da Associação Brasileira de Jornalismo Científico – ABJC, gestão 2001-2002.
 
:: Jornalismo Ambiental, ética e cidadania
     Ilza Maria Tourinho Girardi é jornalista, professora de Jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre e doutora em Comunicação.
 
Artigos completos em outros sites
 
:: Global climate change: preparing for Kyoto
     James K. Hammitt, professor associado de Política Científica na Harvard School of Public Health. O autor, neste artigo publicado na Facs News Backgrounder, em 1998, oferece um guia informativo para entender as questões relacionadas ao meio ambiente, em particular as mudanças globais no clima terrestre, dando, ao final, dicas para a cobertura jornalística deste tema.
(http://www.facsnetorg/cgi-bin/New/facs/728)
 
:: Radiating Misinformation
     Richard Harris, escritor de ciência, correspondente do National Public Radio e The San Francisco Examiner. O autor, neste artigo publicado na Facs News Backgrounder, em 1995, sistematiza algumas informações sobre radiação e seus riscos e também evidencia as "mancadas" dos jornalistas que cobrem esta área. Contribui, também, dando dicas para aumentar a qualidade desta cobertura.
(http://www.facsnet.org/cgi-bin/New/facs/766)
 
:: The public and pesticides:exploring the interface
     Excelente trabalho publicado pela The Ohio State University que aborda a comunicação da ciência, focando a divulgação específica do tema pesticidas. Propõe um maior engajamento da mídia neste processo e destaca inúmeros bancos de dados que podem trazer subsídios relevantes para a cobertura deste tema.
(http://www.ag.ohio-state.edu/~plantdoc/pubpest/8refer.html)
 
:: O Brasil e o protocolo de Quioto
     Documentos incluidos na edição nº 10 da revista Parceiras Estratégicas, editada pelo MCT. O endereço da revista, absolutamente indispensável, é: (http://www.mct.gov.br/CEE/revista/Default.htm)
 
:: Por que as grandes firmas estão virando verde; nunca foi tão lucrativo investir no mei ambiente
     Jeff Otieno (tradução de Osmar de Almeida Santos). O autor evidencia a pressão da sociedade e a criação de instrumentos legais com o objetivo de obrigar as empresas a se preocuparem com a gestão ambiental.
(http://www.ujgoias.com.br/redecta_in_1/1286cta.htm)
 
:: Marketing ambiental: educação, informação e comunicação
     Amyra El Khalili e Flávio Gutt explicitam o conceito de commodities ambientais e listam as suas matrizes. Defendem a tese de que o futuro do planeta está diretamente relacionado com o futuro dos novos mercados de commodities. (Texto para download em PDF).
 
:: Poluiu, pagou
     Bia Barbosa. Entrevista de Lester Brown, fundador do Instituto WorldWatch, publicada nas páginas amarelas da Veja, em 9 de maio de 2.001. Disponível integralmente no site WWI UMA.
(http://www.wwiuma.org.br/lb_amarelas_veja.htm)
 
:: Pela democratização da informação ambiental
     Vilmar Berna, jornalista, editor do Jornal do Meio Ambiente, agraciado com o Prêmio Global 500 da ONU, em 1.999. O autor constata que a verba publicitária, no Brasil, dificilmente é canalizada para a mídia ambiental e critica esta postura de anunciantes e agências.
(http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=802&class=04)
 
 
Home Voltar Artigos