:: Pesquisa relata experiências depois da morte

O Globo, 28/06/2002, p. 33

Religiosos digem que estudo comprova existência da alma
      Londres. Cientistas holandeses sustentam em artigo publicado este mês na revista britânica " The Lancet" que a mente sobreviveria à morte do corpo. Estudo realizado em dez hospitais da Holanda com 344 pessoas mostra que 12% delas sentiram emoções, tiveram visões e até pensamentos lúcidos durante o período em que estiveram clinicamente mortos - sem pulso, respiração ou atividade cerebral. Os entrevistados foram escolhidos entre os pacientes que sobreviveram a ataque cardíacos.
      Muitos especialistas encaram o tema com ceticismo. Para eles, as experiências são geradas pelo cérebro, submetido a um trama muito forte.
      Os críticos lembram que, nessas condições, o organismo produz endorfina - substância que causa sensação de bem estar e paz comumente relatadas por pessoas consideradas clinicamente mortas.
      Relatos sobre experiências semelhantes vêm sendo feitos há séculos, mas essa é a primeira vez que o fenômeno é analisado num estudo científico de grande dimensão. O estudo abre caminho para questionar a independência do funcionamento do cérebro e da mente.
      Lideranças religiosas já anunciaram que vão usar a pesquisa como prova da existência da alma.

Comentário de JC, o repórter da ciência: Acho que a pesquisa revela um outro dado importante, mas triste: só algumas pessoas têm alma porque 88% não se lembram de nada!

<< Voltar

 
 
Webdesign e hospedagem por @ms public
 
Home Voltar Ciência Gaiata