:: Namorar aumenta produtividade

O Estado de S. Paulo, 02 de outubro de 2003, p. B16

      OSLO. As relações amorosas entre colegas de trabalho levam a um maior rendimento e criam um ambiente mais tranquilo, segundo uma pesquisa realizada pela sexóloga norueguesa Elsa Aalmas, publicada ontem pelo jornal Dagens Naeringsliv.
      "Os trabalhadores que se envolvem com companheiros têm mais energia e, por isso, rendem mais. E se o envolvimento acaba em algo mais sério, a direção da empresa deve ficar contente", afirma a pesquisadora.
      Um em cada 5 trabalhadores noruegueses já teve algum tipo de envolvimento efetivo no emprego, e 1 em cada 10 casais se conheceu quando ele e ela trabalhavam juntos, segundo dados da pesquisa.
      A sexóloga norueguesa nega que os empregados passam a se concentrar mais em suas tarefas se deixarem seus sentimentos de lado.
      "As pessoas que se envolvem com os companheiros de trabalho conhecem melhor os seus sentimentos, se ligam com seu subconsciente. Isso produz mais energia e mais capacidade de trabalho", diz Elsa.
      Esse efeito favorece também um comportamento mais profissional e elimina a possibilidade de haver problemas com a chefia ou com outros companheiros , de acordo com as conclusões da pesquisadora. "Ter ao lado quem faz a pessoa feliz dá confiança e estimula uma atitude mais relaxada, e isso promove a eficiência, afirma a sexóloga. (EFE).

Comentário de JC, o repórter da ciência: Essa pesquisa me parece um pouco estranha . Explico o motivo; conheci uma colega de trabalho que realmente tinha muita energia e se envolveu com vários colegas. A fofoca corria solta e muita gente gastou enorme energia para ver se descobria as razões da energia dela. A empresa não ficou contente e muitos foram demitidos. Vai ver que na Noruega as coisas são diferentes. Cada cultura é uma cultura: isto é ciência das boas.

<< Voltar

 
 
Webdesign e hospedagem por @ms public
 
Home Voltar Ciência Gaiata