:: Luz de TV faz crescer

Jornal do Brasil, 28 de junho de 2004, p. A11

      ROMA. Muitos pais não têm dúvidas de que a intensa exposição de seus filhos a programas de TV que fazem alusões ao sexo trazem a puberdade mais cedo. Mas pesquisadores da Universidade da Florença têm uma explicação complementar: ver televisão também faz a adolescência passar mais rápido.
      Um estudo que terminou no mês passado na cidade toscana de Cavriglia mostrou um aumento espantoso de produção do hormônio melatonina em crianças que tiveram de se afastar da televisão, do computador e do vídeo. Uma das funções da melatonina é retardar o progresso do amadurecimento sexual das crianças.
      O pesquisador Roberto Salti aponta:
      - Assim podemos explicar o fenômeno recente da puberdade mais precoce nas crianças.
      Muitos estudos têm sido feitos relacionando crianças e a TV, mas a maioria diz respeito a questões psicológicas e muito poucos são fisiológicos.
      - Em nosso trabalho, a televisão não é capaz de liberar reações emocionais que contribuem para o desenvolvimento. Para nós, é apenas uma fonte de luz e radiação - define Salti.
      Os cientistas estudaram 74 crianças, que viam cerca de 3 horas de TV por dia. Durante o experimento, não se permitiu mais que utilizassem computadores, vídeo e TV. Com isso, o nível de melatonina subiu 30%. O aumento foi particularmente significativo naquelas mais jovens.
      Alessandra Graziottin, diretora do Centro de Ginecologia e Sexologia Médica, em Milão, e ex-presidente da Sociedade Internacional para Estudos da Mulher, disse que os resultados eram "muito interessantes e plausíveis". (The Guardian)

Comentário de JC, o repórter da ciência: Se a moda pega, vai ter mamãe por aí deixando seu bebê o dia todo em frente à TV (por que não colocá-lo para dormir em frente à TV ligada?) para ver se ele, em dois anos, já pode prestar vestibular. O que vai economizar de dinheiro de mensalidade do colégio, hein, hein?

<< Voltar

 
 
Webdesign e hospedagem por @ms public
 
Home Voltar Ciência Gaiata