Ceticismo
Ciência e Religião
Ciência & Sociedade
Cientistas brasileiros
Comunicação da Ciência
Divulgação Cientifica
Ética na Ciência
Ficção Científica
História de C & T
Jornalismo Ambiental
Jornalismo Científico
Jornalismo Econômico
Jornalismo em Agribusiness
Jornalismo em Saúde
Pseudociência
Política de C & T
Relação entre jornalistas e cientistas
Tecnologia da Informação
Temas relevantes em C & T
Comunicação da Ciência

Artigos completos em outros sites
 
:: Una ética para la comunicación científica
     Hélène Ahrweiler. A autora analisa, em artigo publicado na revista Quark, nº 1, de outubro/dezembro de 1995, os efeitos indesejados da comunicação pública da ciência e credita a responsabilidade por estes desvios aos cientistas e profissionais de imprensa.
(http://www.imim.es/quark/articulos/numero1/qk0102.htm)
 
:: Valor añadido de la comunicación científica
     Milagros Pérez Oliva. A autora, em artigo publicado na revista Quark, nº 10, de janeiro/março de 1998, traça um cenário da comunicação científica, destacando alguns aspectos relevantes, como a espetacularização da ciência, a validação das informações que chegam aos jornalistas e os efeitos indesejados da divulgação junto ao público.
(http://www.imim.es/quark/num10/articulos.htm)
 
:: Nueva dimensión de una tendencia: la comunicación social del conocimiento
     Manuel Calvo Hernando, presidente da Associação Espanhola de Jornalismo Científico e um dos mais importantes estudiosos do Jornalismo Científico em todo o mundo. O autor, neste artigo publicado na revista Quark, nº 14, janeiro/março de 1999, resume as palestras do I Congresso sobre Comunicação Social da Ciência, realizado em Granada, em 1998.
(http://www.imim.es/quark/num14/014073.htm)
 
:: Nuevos retos y perspectivas de la comunicación científica
     Josep Lluís Barona, professor titular de História da Ciência na Universidade de Valência, Espanha. O autor evidencia, em artigo publicado na revista Quark, nº 11, abril/junho de 1998, o predomínio de certos países e idiomas na divulgação da ciência, bem como a restrição imposta por certos críterios de recuperação dos sistemas de informação, mas admite que as novas tecnologias estão contribuindo para que este processo se amplie e se torne mais democrático.
(http://www.imim.es/quark/num11/011044.htm)
 
:: Escribir ciencia o la escenificación de la ciência
     Cristina Ribas , bióloga, jornalista científica, coordenadora do Observatório de Comunicação Científica da Universidade Pompeu Fabra de Barcelona; Gemma Revuelta , formada em Medicina, coordenadora da revista Quark e professora da Universidade Pompeu Fabra de Barcelona.
Neste artigo, publicado no número 11 da revista Quark, de abril/junho de 1998, as autoras resumem o colóquio realizado pela revista francesa Alliage, em março de 1998, que teve como tema central : L’écrit de la science". Neste colóquio, debateu-se a evolução da ciências escrita e suas implicações no mundo da literatura e na transmissão e difusão das ciências.
(http://www.imim.es/quark/num11/011012.htm)
 
:: CPCT-Berlín:una década de estudios sobre comunicación social de la ciencia
     Martín F. Yriart , jornalista científico, argentino, integra o Comitê Científico da Rede Internacional sobre Comunicação Pública da Ciência e da Tecnologia, com inúmeros trabalhos publicados e importante contribuição à área.
O autor, em artigo publicado na revista Quark, nº 13, outubro/dezembro de 1998, discute a comunicação pública da ciência, respaldado nos debates travados na V Conferência Internacional da Recde de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, realizada em Berlin, Alemanha, em setembro de 1998.
(http://www.imim.es/quark/num13/013012.htm)
 
:: Science Communication with the public: a cross-cultural event
     Glen S. Aikenhead, Universidade of Saskatchewan, Canadá). Descreve e analisa as barreiras culturais que obstaculizam o processo de comunicação científica e chama a atenção para o fato de que a ciência e seu discurso são produtos de uma cultura e que, portanto, devem ser interpretados sob esta perspectiva.
(http://www.usask.ca/education/people/ainkenhead/scicom.htm)
 
:: Communicating Science News
     Documento amplo, de caráter didático e explicativo, preparado e distribuído pela Associação Nacional dos Escritores de Ciência (NASW) dos EUA. Excelente fonte de informação para jornalistas e cientistas envolvidos no processo de comunicação da ciência.
(http://nasw.org/csn)
 
:: The Process of Science Communications at the NASA/Marshall Space Flight Center
     Dr. John M. Horack , do Laboratório de Ciências Espaciais. Dr. Deborah Treise, da Faculdade de Jornalismo e Comunicação da University of Florida, EUA.
Excelente documento, publicado em setembro de 1998, um verdadeiro curso de comunicação pública da ciência, focado na experiência da NASA. Consulta obrigatória para os comunicadores da ciência e, em particular, jornalistas científicos e cientistas.
(http://science.nasa.gov/scicomm/research/seicomm_process.html)
 
:: Science Communications Research:a Literature Review
     Michael Weigold. Documento importante publicado pela NASA e que faz uma revisão ampla da literatura em comunicação da ciência. Material relevante para pesquisadores e estudiosos desta área.
(http://science.nasa.gov/scicomm)
 
:: Popularización de la ciencia y la tecnología: una revisión de la literatura
     Pedro Leitão e Sarita Albagli. Os autores conceituam o processo de popularização da ciência, definem suas tarefas e funções e a vinculam à formulação de uma política científica. O texto traz também uma boa bibliografia sobre o assunto.
(http://www.unesco.org.uy/red-pop/leitao)
 
:: Popularización de la ciencia:una visión desde el Tercer Mundo
     A. M. Sharafuddin. O autor analisa as dificuldades e as especificidades da democratização do conhecimento científico no Terceiro Mundo, apontando, também, algumas saídas para vencer estas barreiras.
(http://www.unesco.org.uy/red-pop/sharafud)
 
:: La ciencia y sus públicos: el desafío de la popularización de la ciencia
     Magola Delgado e Emílio Quevedo. Os autores discutem a relação entre a divulgação científica e os interesses e expectativas dos cidadãos, partindo do pressuposto de que o conhecimento é uma construção social.
(http://www.unesco.org.uy/red-pop/delgado)
 
:: Bumper Crop for Pop Science
     Artigo publicado na revista Science Magazine (vol. 278, nº 5.346, 1.997).
O trabalho analisa o processo de popularização científica, destacando a importância que vem assumindo no mundo contemporâneo.
(http://www.sciencemagazine.org/cgi/content/full/278;5346/2040a)
 
:: Relatório do Comitê para Revisão da Contribuição de cientistas e engenheiros para a compreensão pública da ciência, engenharia e tecnologia
     Documento de Comitê britânico que discute a importância do processo de comunicação pública da ciência, enumerando propostas e recomendações para seu incremento.
(http://www.dti.gov.uk/ost/ostbusiness/puset/report.htm)
 
:: Going Public: an introduction to communicating science, engineering and the technology
     Importante documento elaborado pelo Comitê de Compreensão Pública da Ciência britânico sobre o processo de comunicação da ciência.
(http://www.dti.gov.uk/ost/ostbusiness/puset/g-public.htm)
 
:: The Role of Scientist in Public Debate
     Relatório de pesquisa realizada junto a cientistas britânicos, que teve como analisar como eles se vêem como agentes estimuladores da divulgação de seus trabalhos, bem como do seu envolvimento com as implicações éticas e sociais dos resultados de seus projetos de investigação. A pesquisa tem conclusões relevantes que,embora sejam aplicadas, de imediato, à realidade britãnica, podem ser estendidas ou adaptadas a outras realidades, como a nossa. Documento importante pela concisão. A pesquisa foi conduzida pela MORI (Market & Opinion Research International), patrocinada por The Wellcome Trust.
(http://absw.org.uk/Documents.htm)
 
:: Science and the Public: Mapping Science Communication Activities
     Relatório de pesquisa realizada pela Resarch International, patrocinada por The Wellcome Trust, e que teve como objetivo levantar as principais atividades de comunicação da ciência na Grã-Bretanha para propor formas de incrementar os debates sobre os temas científicos.
(http://absw.org.uk/Documents.htm)
 
:: Science and Technology:Public Attitudes and Public Understanding
     Capítulo 8 do importante relatório Indicators 2000 Science and Engineering, da National Science Foundation, que faz um retrospecto da Ciência e Tecnologia nos últimos 50 anos, dedicando capítulos específicos à Educação, à Indústira, Tecnologia e os Mercados Globais e à relevância das Tecnologias da Informação. O Capítulo aqui referenciado trata, amplamente, das atitudes do público face à ciência e à tecnologia, abrangendo as percepções com respeito ao poder nuclear, à pesquisa científica, à engenharia genética, à exploração espacial, ao uso de animais na pesquisa científica e à biotecnologia, entre outras. Leitura obrigatória.
(http://www.nsf.gov/sbe/srs/seind00/pdfstart.htm)
 
:: La información científica en Europa: de la comparación a la crítica
     Brian Trench, professor da Escola de Comunicação da Universidade da Cidade de Dublin, Irlanda. O autor examina as formas de utilização pela mídia do material publicado pela revista Nature.
(http://www.imim.es/quark/num13/013020.htm)
 
:: Lo que tine que decir el público sobre la información científica
     Carol L. Rogers, professora da Escola de Jornalismo da Universidade de Maryland, ex-diretora de Comunicação da AAAS - The American Association for the Advancement of Science. Foi co-editora do livro Scientists and Journalists: reporting science as news (The Free Press, 1.986), uma das obras de referência na área de Jornalismo Científico.
A autora analisa o comportamento do público, tendo em vista o efeito das notícias, o desconhecimento que o jornalista tem do seu público, as dificuldades encontradas pelo cidadão comum para compreender a ciência e sugere saídas para superar estes entraves.
(http://www.imim.es/quark/num13/013031.htm)
 
:: Ciencia, divulgación científica y ciencia ficción
     Miquel Barceló, professor da Universidade Politécnica de Cataluña na área de Ciência, Tecnologia e Sociedade, doutor em Engenharia, engenheiro aeronáutico, com formação também em Engenharia Nuclear.
Partindo da importância da tecnociência para o mundo atual, o autor conclui que existem 3 vertentes da comunicação científica: a comunicação científica propriamente dita, a divulgação da ciência e o que ele denomina de ciência ficcção, " o ramo da literatura que trata das respostas humanas às mudanças no nível de ciência e tecnologia"
(http://www.imim.es/quark/num11/011035.html)
 
:: As imagens na ciência
     José Ribeiro, professor da Universidade Aberta do Porto. Artigo escrito em 1.993, no qual o autor resgata a inserção das imagens (fotografia, cinema etc) na ciência. Interessante sobretudo porque essa abordagem costuma ser pouco usual na literatura.
(http://bocc.ubi.pt/pag/ribeiro-jose-as-imagens-da-ciencia.html)
 
:: As publicações eletrônicas dentro da comunicação científica
     Marcelo Sabbatini, engenheiro químico, mestre em Comunicação Social pela UMESP. No artigo, o autor " caracteriza e descreve o surgimento das publicações eletrônicas científicas na Internet, traçando o histórico de seu desenvolvimento e abordando também as principais questões envolvidas na transição do modelo de publicação baseado no papel para o modelo eletrônico, dentre as quais se destacam as questões dos direitos autorais, a questão econômica, a legitimidade acadêmica, a percepção de qualidade e o acesso e preservação destas publicações, que são tratadas no revisão da literatura sobre o tema."
(http://bocc.ubi.pt/pag/sabattini-marcelo-publicacoes-electronicas.html)
 
:: Scientific Communication: a vanity fair
     Georg Frank, economista, cursa doutorado em economia na Universidade de Tecnologia de Viena, Áustria. No artigo, o autor polemiza com os cientistas, levantando a tese de que a " a indústria da ciência" e os cientistas em particular podem estar mais querendo chamar a atenção dos seus pares e do público em geral para obter vantagens do que contribuindo, efetivamente, para o progresso científico.
(http://www.sciencemag.org/cgi/content/full/286/5437/53)
 
 
 
Webdesign e hospedagem por @ms public
 
Home Voltar Artigos