Ceticismo
Ciência e Religião
Ciência & Sociedade
Cientistas brasileiros
Comunicação da Ciência
Divulgação Cientifica
Ética na Ciência
Ficção Científica
História de C & T
Jornalismo Ambiental
Jornalismo Científico
Jornalismo Econômico
Jornalismo em Agribusiness
Jornalismo em Saúde
Pseudociência
Política de C & T
Relação entre jornalistas e cientistas
Tecnologia da Informação
Temas relevantes em C & T
Ciência e Sociedade

:: Pesquisa do MCT revela como o brasileiro percebe a ciência e a tecnologia
    Wilson da Costa Bueno é jornalista e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP e professor de Jornalismo Científico da ECA/USP. Editor do Portal do Jornalismo Científico on line e da revista digital Ciência & Comunicação..
 

:: Os caminhos da educação nas teias da ciência

     Eliana de Souza Lima, jornalista, especialista em Jornalismo Científico pela Unicamp, mestranda em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo – Umesp, diretora administrativa da ABJC – Associação Brasileira de Jornalismo Científico e professora de Jornalismo da Univap – Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, SP.
 
:: Universidade, Imprensa e Ciência numa mesma trajetória
     Dalira Lúcia Cunha M. Carneiro, jornalista da Universidade Federal de Uberlândia e mestranda em Comunicação Social na Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.
 
:: Mídia e Estudos Sociais da Ciência
     Prof. Cidoval Morais de Sousa, jornalista, professor da Unitau, Doutorando do Instituto de Geociências da Unicamp e Diretor de Jornalismo da TV Educativa Setorial.
 
Artigos completos em outros sites
 
:: Vers un noveau contrat entre la science et la societé
     Documento da Unesco que analisa a relação entre ciência e sociedade, com referência explícita ao processo de comunicação científica. Traz inúmeras recomendações para a atuação dos cientistas e dos centros geradores de C & T e contribui com elementos importantes para a elaboração de uma política de C & T.
(http://wwww.unesco.org/general/eng/programmes/science/wcs/meetings/
eur_alberto_98_f.htm)
 
:: Ciência e Tecnologia - onde está a mentira?
     José A. Lutzenberger, ambientalista gaúcho, de renome internacional em virtude de suas lutas conservacionistas. Palestra proferida aos estudantes de agronomia da Universidade Federal de Mato Grosso, em 1.995, onde condena a racionalidade econômica aplicada à produção e à comercialização da tecnologia e alerta para a progressiva dependência tecnológica dos países em desenvolvimento.
(http://www.fgaia.org.br/texts/f-cietec.html)
 
 
 
Webdesign e hospedagem por @ms public
 
Home Voltar Artigos